A Torre Negra: Vale a pena assistir? | Crítica

A Torre Negra estreou hoje (24/08) e com certeza o título, o elenco e os trailers arrastarão muita gente para os cinemas. Eu gostaria de estar feliz com essa previsão, mas – apesar de ter me entretido muito – é mais uma adaptação que poderia ser incrível, mas não foi. 

Sobre o quê fala A Torre Negra?

O filme é baseado na obra literária homônima de Stephen King e conta a história dO pistoleiro Roland Deschain que percorre o mundo em busca da famosa Torre Negra, um arranha-céu mágico que está prestes a desaparecer. Essa busca envolve uma intensa perseguição ao poderoso Homem de Preto. E vamos parar por aqui.

As primeiras impressões

Eu fui convidada para a cabine de imprensa e não assisti aos trailers antes. Fui totalmente às cegas e me surpreendi ao me deparar com uma narrativa que começa do ponto de vista de uma criança – um adolescente. Isso me deixou envolvida com a trama – mas a forma que esse garoto se conecta com o outro mundo, onde vive O Pistoleiro e o Homem de Preto é desenvolvida de forma um tanto previsível.

O universo apresentado no filme precisava ser melhor explorado. Temos uma riqueza óbvia nessa fantasia criada por King: vários mundos, uma torre que protege o universo, um grupo de pistoleiros que usam armas e balas forjadas da Excalibur! criaturas que utilizam peles humanas como roupas para se disfarçar. Mas pouco disso é desenvolvido – quase nada.

A dinâmica das cenas de ação e as frases de efeito são muito boas, mas isso não segura um filme inteiro, é necessário contextualizar e acredito que foi aí que A Torre Negra começou a ficar tão previsível quanto as dezenas de filmes de aventura e faroeste que já assisti na televisão.  

A impressão final

Não é um filme péssimo. Toda essa minha opinião um tanto desanimada foi por, apesar de não saber nada, ter criado muuuitas expectativas. É um filme legal, com atores muito bons (Idris fucking Elba  de Prometheus e Matthew McConaughey outro deus, que fez o amado Interestelar <3) e os dois apesar de não terem sido muito bem aproveitados – fizeram um excelente trabalho! Sem contar que a história em si é muito rica, então nos deixa com vontade de ler o livro – o que vou fazer com certeza ainda esse ano.

Acho que ponderando todas essas coisas…

A Torre Negra recebe nota 6,5 – você pode assistir com os amigos em um sábado, de forma despretensiosa e vão se divertir, se for fã dos livros, deixe aqui depois suas opinião: o universo literário dessa obra poderia ter sido melhor aproveitado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *