5 motivos para ler: O Orfanato da Srta Peregrine

Categorias 2016, Literatura
o orfanato da srta peregrine
Foto por A Quimera Blog

O Orfanato da Srta Peregrine é a indicação de hoje, e é feita principalmente para quem, como eu, nunca leu nenhum livro de terror. Eu sou super medrosa, não assisto filmes de terror de jeito nenhum, nem passo perto de livros do gênero e O Orfanato da Srta. Peregrine foi o mais e único livro próximo ao gênero que já li.

É um livro extremamente evolvente e já nos ganha pela sua capa maravilhosa, mas um tanto assustadora. Eu descobri esse livro na turnê da Intrínseca aqui em Salvador, falaram sobre ele e mostraram o trailer do filme que está sendo produzido pelo nosso querido Tim Burton. O que me deixou louca de curiosidade para saber o que de tão especial esse livro tem que conseguiu chamar a atenção do Burton.

A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo – por mais impossível que possa parecer – ainda podem estar vivas.

Para mim a coisa mais difícil depois de ler um bom livro é escrever aqui motivos para convencer alguém a também lê-lo, então para não entregar a história eu sempre enumero motivos mais técnicos e aqui não vai ser diferente:

5 motivos para ler O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

 

1- Um livro que vai te prender

Eu não lembrava muito da sinopse e ela não entrega nada sobre a história, então comecei a ler às cegas e me surpreendi. Jacob é um protagonista com uma vida igual a de qualquer adolescente de 16 anos. Mas conforme ele vai adentrando todo o mistério que começa a fazer parte da sua vida, somos levados junto com ele a uma aventura impressionante, que me prendeu a cada página. A narrativa é excelente, em 1ª pessoa o que nos deixa sem conseguir visualizar o que nos espera, exatamente como o personagem.

2- Um livro que vai virar sua cabeça

Eu amo quando uma história tem reviravoltas e me faz ficar “meu deus, não acredito nisso!” e o autor Ransom Riggs é genial nesse aspecto. Teve total domínio sobre a história, então no momento certo as coisas são apresentadas, nos mantendo em um suspense interessante e o fato dele ter inserido fotos peculiares (não tem outra palavra que descreva melhor) deixa tudo com um ar muito mais único, é um livro sem igual.

3- Um livro que vai te deixar com medo

É um medo que nunca experimentei. Acho que “tenso” seria a palavra ideal, sabe? O que o protagonista passa e encara é bem assustador e você fica o tempo inteiro “não vai, não faz isso” mas o que é estranho vai se normalizando e você passa a encarar aquilo como comum e isso sempre ameniza o horror que você poderia ter. Mais uma vez: eu sou super medrosa, não assisto nem leio nada do gênero e estou certa que quem é medroso como eu vai apreciar a leitura tanto quanto quem gosta de leituras mais misteriosas. A única coisa que deu medo e não posso mentir, são as fotos, são essas abaixo (não resisti).

  o orfanato da srta peregrine para crianças peculiares

4- Um livro que vai tirar seu ar

Como citei no motivo 2, ele tem reviravoltas muito boas. E isso tira seu ar junto com outras partes que descrevem fuga, perseguição e tensão extremamente bem. Consegui visualizar tudo muito bem e fiquei encantada e vidrada em saber o que iria acontecer na página seguinte.

5- Um livro que vai fazer você querer mais

O final se desenrola nos apresentando detalhes riquíssimos, mostrando que tem muuuuita coisa que ainda vamos descobrir nos próximos livros. Perguntas e dúvidas são levantadas nos deixando sedentos por respostas. Eu sinceramente não vejo a hora de ler o segundo e também de ver o filme que está sendo produzido. *-*

É um dos melhores livros que li no ano e esses foram os 5 motivos para vocês o lerem também.

21 anos, fangirl tímida, bookaholic assumida. Criei o Peixinho Geek para compartilhar meu amor pela leitura, minhas experiências como universitária e minha caminhada árdua para que meu senso de moda atinja o nível Luna Lovegood .

22 ideias sobre “5 motivos para ler: O Orfanato da Srta Peregrine

  1. Sou apaixonada pelos aspectos físicos desse livro. Essas fotos me encantam *_* adoro coisas bizarras e peculiares!

    Depois que eu soube que o livro seria lançado eu foquei doida. Quero tanto lê-lo ❤️

    Sua resenha, cheia de elogios, só fez aumentar minha curiosidade 🙂

    Beijos.

  2. Há um tempo eu perdi a vontade de ler o livro por que assisti o trailer do filme, sinceramente eu não esperava que as crianças tivessem um tipo de “poder”, se é que posso chamar assim. Mas agora, lendo a sua “resenha” eu me interessei novamente por ele.

  3. Oie, tudo bem? Esse livro parece ser muito bom mesmo. A capa já nos deixa com medo haha Vi na livraria e tive vontade de comprar mas acabei trazendo outros, mas ainda está na minha lista. Vi que agora lançaram a sequência, será que é bom também? Ótima indicação! Beijos, Érika *o*

  4. Lembro quando vi esse livro há uns 2 anos atrás e achei ele simplesmente encantador, a história é um incrível e a edição é linda. Porém fiquei com o pé atrás por conta que sou medrosa, assim como você e não gosto de sentir medo, haha. Não são nem as fotografias, e sim as situações do livro. Mas como você conseguiu apreciar a leitura mesmo assim, eu irei comprá-lo e superar o medo. rs
    Amei o post, acho que se não fosse por você eu nunca iria ter coragem de ler esse livro 🙂

    Twee

  5. Que maravilhoso! Eu fiquei com vontade de ler esse livro quando descobri que o filme seria feito pelo Tim Burton (quem não ama os filmes dele?). Porém, eu também sou bem medrosa. Ao mesmo tempo que estava louca pra ler, ficava meio receosa.
    Adorei ler os seus tópicos. Agora mais do que nunca quero comprar esse livro. <3
    Ah, e eu concordo que as fotos são bem bizarras. Tem muitas desse tipo no livro?
    Enfim, eu não gosto de terror propriamente dito, mas adoro livros tensos. Acho que vou gostar desse.

    Beijos! :* :*

  6. Tenho visto tanto comentário bom sobre esse livro que ta dando muita vontade de ler <3
    Eu tinha visto algo sobre a leitura dele ser bem "leve", que poderia ter sido mais aprofundada, com mais detalhes. É isso mesmo ou você achou a "densidade" dele legal? 🙂

  7. Tô super ansiosa pra ler esse livro. Eu ganhei ele hoje e depois do seu post, deu mais vontade de ler ele ainda xD Também nunca li livros de terror, vamos ver no que dá hihi ~ quero lê-lo antes de assistir o filme! Achei a história demais e o Tim Burton se interessar me deixa ainda mais curiosa :33
    Amei os motivos pra ler, sério, to louca pra ler haha
    Beijinhos com amor,
    Pequeno Mundo de Sarah

    1. Oi Sarah ele é incrível, você tem sorte de ter ganhado e quando começar aposto que vai devorar rapidinho! Ele é demais e realmente se chamou a atenção do Tim Burton tem que ser bom, não é mesmo? hahahah ^-^ Beijos, obrigada pela visita!

  8. Hello 🙂

    Cara, tenho muita vontade de ler esse livro mas ainda não pude comprar… No começo, quis ler pela capa pq achei muito maravilhosa, já q agr estou procurando terror e suspense pra ler, mas em uma resenha que li, a pessoa passou a imagem de que é um livro mais de fantasia, então bochei um pouco (eu só leio fantasia, qro mudar um pouco)… Ao ler a sua resenha, animei de novo haha Vou procurá-lo!

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    http://www.uncreativeplace.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *