Azeitona – o primeiro livro de Bruno Miranda a.k.a Bubarim

“E se você gostou desse vídeo, vai com certeza gostar de Azeitona que está presente nas melhores livrarias”

Foi com esse bordão que descobri que Bruno Miranda, um dos meus youtubers favoritos, também era escritor. E com seu humor irônico, inteligente e refinado, eu esperava que ele escrevesse bem, mas não esperava que ele escrevesse tão bem!

Azeitona conta a história de Ian e Emília. Eles não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas.

E com essa premissa que promete muita “confusão e barulho” leia com a voz do cara da sessão da tarde, lá fui eu ler o livro do Bruno. Já começo dizendo: que delícia! Em síntese: o livro é leve, muito bem humorado, com questões pertinentes sendo levantadas da forma mais descontraída e respeitosa possível.

É importante vocês saberem que esse é meu ano da “recuperação literária”. Ano passado li pouquíssimos livros, meno de 15 no ano inteiro e isso me frustrou bastante, mas esse ano na medida do possível venho engatando de forma fluída, ou seja, nada de desespero, de correria, ler por prazer e para me divertir, like old times hahaha.

Nessa empreitada de leituras para o ano me propus a ler mais autores nacionais. Não só pela valorização, mas por entender que existe livros muito bons escritos aqui que eu não dava chance alguma e bem, nisso eu que saía perdendo.  Semana passada, procurando uma leitura descontraída e decidida a fugir dos chick lits, lembrei do livro do menino Bruno e pensei: por quê não?

Os personagens e a trama são bem desenvolvidos

A trama de Azeitona é muito bem construída, os personagens bem desenvolvidos e com experiências muito verossímeis, o que é realmente difícil não se identificar. A história caminha em um ritmo gostoso mesmo, você não vê o tempo passando e não vai largar o livro até saber como o Ian vai resolver a encrenca em que se meteu.

Gostei muito dos personagens que o Bruno criou, porque me cansa livros adolescentes com adolescentes mais inteligentes e sábios que qualquer adulto. Eu sei sim que existem adolescentes maduros e incríveis na vida real, mas quantos desses você encontra em um colégio? As preocupações dos personagens do Ian condizem exatamente com a idade: a preocupação do vestibular, a vontade de sair da casa dos pais, a insegurança quanto ao futuro.

Quem vai gostar dessa leitura?

Se você gosta de histórias simples, que abordam questões cotidianas e curta rir bastante, esse livro vai te agradar. Não espere romance e complexidades. Azeitona nos dá vários sustos e nos envolve bastante, principalmente no final, mas é uma leitura leve, para ser devorada em um dia mesmo ou um final de semana se você for com calma.

15 Comments

  1. Já tinha visto a capa do livro, mas não sabia que era do Bruno, eu adorava o canal dele, depois da sua resenha já fui correndo adicionar no Skoob pra não esquecer. Vou ler assim que possível, sempre bom pegar umas leituras mais leves e gostosinha de ler.

    Adorei a resenha, obrigada pela indicação <3

    Beijos

    1. Pois é Dio, é uma leitura bem divertida, acho que você vai gostar! É perfeito pra colocar entre livros mais complexos, ai a gente não bloqueia a leitura hahaha <3

  2. Acho que é a primeira vez que vejo um youtuber nacional lançar um livro que não é algum tipo de autobiografia. Eu adoro esse tipo de história para aliviar uma leitura mais densa, é como desintoxicar o sistema. haha
    Fiquei bastante interessada, já tinha visto nas livrarias onlines da vida.

    Beijos!

    1. Oi Jade, depois farei um post com outros livros nacionais de ficção feitos por youtubers, tem vários e muito bons, principalmente do pessoal que é booktuber (youtuber de livros) e todos valem a pena! 🙂 Obrigada pela visita!

  3. Oii, tudo bem? Não conheço muitos canais, na verdade o único que acompanho é a Mandy (rsrs). Acho importante dar valor as leituras nacionais e conhecer novos talentos, por ser uma leitura leve e descontraída, parece ser uma boa companhia para a viagem de ônibus. <3

  4. Achei interessante e inusitada a trama.
    E te entendo, prometi ler mais esse ano, e te contar, so li 5 no maximo. D E S E S P E R O

    Fiquei curiosa o porque do nome do livro ser Azeitona.
    caosarrumado.com

  5. Realmente não parece ser algo que eu vá curtir, mas pelo que li, provavelmente julgaria “acima da média” ou interessante para leitores iniciantes. A história do tal reality show, no entanto, me pareceu bem original, então de repente eu até gostaria mesmo… Quem sabe um dia eu não esbarro com esse aí e termino lendo? 🙂

  6. Oie, tudo bem? Dicas de livros são sempre bem vindas. Já vi algumas pessoas indicando esse livro mas ainda não tive a oportunidade de ler. O enredo é bem interessante e gostei da construção dos personagens. Realmente é difícil criar personagens que não sejam tão adultos nem tão infantis e manter um equilíbrio na história. Parabéns pelo post. Beijos, Érika =^.^=

  7. Fiquei bem curiosa com a sinopse, me parece algo polêmico e divertido. Achei interessante um Youtuber escrever uma história assim, normalmente vemos livros de youtuber sobre eles mesmo, coisas sem fundamento ou interesse. Eu sou bem “eclética” com livros, e também adoro apoiar escritores nacionais,.

    Bites!

  8. Oi! Não conheço esse youtuber e, para falar a verdade, não me interesso tanto por esse tipo de livro hehe, mas também estou numa recuperação literária (na verdade, ESSE é o ano que eu li pouquíssimos livros e ano que vem será o da recuperação kkk) e sei como é importante ler uma obra leve e descontraída às vezes. Boa resenha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *