5 motivos para você ler A Quinta Onda

@izadeazevedo

Hoje eu quero listar para vocês 5 motivos para ler o livro A Quinta Onda. Provavelmente você já ouviu falar desse livro, pois em Janeiro desse ano (2016), o filme baseado no mesmo, estreou nos cinemas, porém infelizmente ele não teve uma crítica muito boa, mas discutirei isso em outro post comparando o livro x filme. Hoje quero sua atenção nesses 5 pontos que listarei, pois quando é para indicar um livro bom a gente não pode dormir no ponto.

Título: A Quinta Onda | Autor: Rick Yancey

Editora: Fundamento | Ano: 2013

N° de Páginas:  368

Sinopse no Skoob: clique aqui

5 MOTIVOS PARA VOCÊ LER A QUINTA ONDA

(SEM SPOILERS)

  1. Um enredo espetacular muito bem apresentado

Esqueça o que você já viu ou leu sobre invasão extraterrestre. Rick Yancey, autor do livro, nos presenteia com um mundo caótico pós invasão alienígena, porém com maestria nos dá um panorama completo, detalhado e muito bem apresentado de toda a situação: você entenderá o que está acontecendo através de vários personagens e isso torna a leitura rica, pois por ser um cenário tão grandioso não nos sentimos presos a uma única pessoa, então não temos aquela impressão: nossa, o mundo todo sendo destruído e o foco vai ser nos dramas dessa menina? Ele nos apresenta cada etapa da guerra travada por pessoas diferentes, com perfis diferentes. O que nos leva ao quesito 2:

62. A narrativa é incrível

Rick Yancey não se prendeu a um tipo de narrativa. Temos capítulos em 1° pessoa, temos capítulos em 3° pessoa, cada qual muito bem escrito. Isso me deixou muito surpresa de forma positiva, pois é difícil encontrarmos autores que escrevem com precisão dessas duas formas. A narrativa é fluída, você não se sente cansado, não sente que os personagens estão perdendo tempo com pensamentos longos em uma cena de destruição por exemplo, e falando em destruição, eu acho extremamente difícil narrar o caos e o autor fez isso tão bem que você fica preso a cada linha sem conseguir respirar!

7

3. Personagens bem feitos

Quem lê minhas resenhas sabe que sou chata nesse quesito, mas com razão né gente? Tem coisa pior que ler um livro que tem uma ideia genial, mas os personagens serem totalmente rasos? No livro A Quinta Onda, esse ponto foi tão bem preenchido que me dá vontade de ler todo de novo só de pensar nisso: a terra está sendo destruída e os personagens reagem exatamente como alguém reagiria: confusão, ódio, depressão, desilusão e a esperança cada vez mais escassa. É um cenário tão desolador que eles sabem que não tem chance contra vilões que arquitetaram tão bem seus planos de destruição, o que nos leva ao 4° ponto:

4. Vilões muito bem feitos!

Os seres humanos estão confusos, e os Outros (chamados assim pela protagonista) utilizam essa confusão para executaram cada passo do seu plano, o que no livro chamam de Ondas. Em cada Onda algo terrível acontece como maremotos, pandemia, escuridão. E o autor conseguiu nos deixar exatamente na posição dos humanos do livro: sem saber o que pensar sobre os motivos que levaram os Outros de fazerem isso, sem conseguir imaginar seu próximo passo e se surpreendendo com a genialidade do plano maior. Os Outros são organizados e executam tudo com maestria, o que te prende ainda mais ao livro.

5. Tem um ritmo muito bom

O livro tem uma narrativa invertida em vários momentos, a história começa na 4ª Onda então os personagens tem flashbacks que nos mantém ainda mais presos à história: queremos entender o que aconteceu até eles chegarem ali e depois queremos saber o que acontecerá, o que faz o ritmo de ação e aventura ser bem distribuído, nos deixando atentos e loucos para que o desfecho chegue.

A Quinta Onda é um livro muito bom, eu não vejo a hora de ler a continuação e trazer a resenha para vocês também. Espero que algum desses pontos que listei tenha atraído você, eu tento não parecer desesperada, mas sou do tipo que quando lê um livro bom ou assiste um filme bom quer obrigar todos em volta a lerem/assistirem também hahahaha ~triste~

Por hoje é só pessoal ♥

PS. Gostaram do layout mais ~magazine~ do blog? Eu estava cansada do padrão blog pessoal e resolvi inovar para um visual mais dinâmico, espero que vocês estejam gostando, se verem algo que incomoda me avisem tá bom? ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *