5 considerações sobre o livro Pontes em Chamas

Categorias Literatura

5 considerações sobre o livro Ponte em Chamas Sabe aquela aventura medieval que nos deixa sem ar? Novamente John Falanagan mostrou que sabe escrever um livro do gênero. Esse segundo volume da Série Rangers Ordem dos Arqueiros dá continuidade as aventuras de Will, o aprendiz de arqueiro, e no geral achei o livro bem satisfatório apesar de algumas ressalvas. Se você já conhece o primeiro livro ou nunca ouviu falar da série e ficou interessado, continue a ler porque não tem spoiler!

5 considerações sobre o livro Ponte em Chamas

1 – O enredo do segundo livro tem um ritmo crescente

Esse é um livro que começa devagar e a cada página vai nos envolvendo mais e mais, até que você está sem respirar diante dos acontecimentos, na resenha do 1° livro eu disse que cada emoção vinha nos momentos certos e apesar disso ser positivo se essa fórmula fosse aplicada ao segundo livro seria uma leitura muito monótona e previsível e o autor John Flanagan decidiu apostar em uma narrativa de tensão que cresce gradativamente.

2 – A edição está muito bonita

Nesse livro temos a típica folha inicial com o título do livro e informações técnicas e logo após um mapa, que em um livro de aventura é de extrema importância. Também achei muito bonito os detalhes em cada página e em cada número de capítulo, a Editora Fundamento está de parabéns.

14191856_1781860998692229_416527966_o

3 – O autor limita as personagens mulheres

Algo que me incomodou no 1° livro e eu ignorei foi como o autor teve a necessidade de ao descrever os personagens femininos apenas evidenciar a beleza das mesmas. Como se elas estivessem ali somente para serem bonitas e fazer par romântico, mas eu resolvi dar uma chance e relevei. Nesse segundo livro novamente isso aconteceu, mas com o diferencial dele ter selecionado “uma escolhida” aquela personagem que “apesar de ser bonita” vai surpreender com habilidades e inteligência. Tenho que dizer que isso é machista. O livro é muito bom e não há problema algum do protagonista ser homem e todos os personagens importantes serem homens, em épocas medievais certamente mulheres não eram participativas, mas ao aparecer uma mulher é muito nítido pela forma que ele descreve a mesma que ele surgiu pra ser par romântico.

Leia também: Um livro para se apaixonar Rangers Ordem dos Arqueiros

4 – E surgiu uma Marie Sue

Eu já falei mais de uma vez pra vocês sobre o termo Mary Sue

A Mary Sue ou Gary Stu ou Marty Stu é uma personagem de ficção idealizada, uma pessoa jovem ou que vem de baixo mas que salva o dia através de habilidades irrealistas e surrealistas.

e bem, infelizmente o autor decidiu dar a um dos personagens jovens mais habilidades e feitos do que realmente ele poderia ter. Eu não vou dar spoiler, então serei breve em dizer que acho que nem acreditei que ele permitiu algo tão imenso ser feito por um dos personagens jovens. Se você ler vai entender melhor, então leia já para conversarmos hahaha 🙂

5 – Como uma boa série de aventura o final nos deixa querendo mais

O final desse livro nos deixa querendo uma continuidade, pois muitos pontos importantes não foram amarrados propositalmente para continuarmos a leitura e a trama ainda pode ser muito explorada.

Ponte em Chamas é um livro legal de ler e seu resultado final é interessante. Um livro para ler em um final de semana e empolgante para quem gosta de aventuras e enredos que a amizade tem importância.

Em uma escala de 1 a 5 peixinhos, o livro Rangers Ordem dos Arqueiros: Ponte em Chamas ganha três:

                                  🐠🐠🐠

21 anos, fangirl tímida, bookaholic assumida. Criei o Peixinho Geek para compartilhar meu amor pela leitura, minhas experiências como universitária e minha caminhada árdua para que meu senso de moda atinja o nível Luna Lovegood .

9 ideias sobre “5 considerações sobre o livro Pontes em Chamas

  1. Eu tinha lido o post que você fez sobre o primeiro, eu queria muito ler por ter arqueiros, nunca li nada que falasse sobre isso. Ainda quero ler, apesar de você ter dito que nesse segundo tem uma maior limitação das personagens femininas, isso me incomoda, mas vou dar uma chance porque eu tava bem a fim de ler. Curto muito aventura e fantasia, espero gostar desses livros. Você pretende ler todos? Vai fazer posts sobre eles?

    Muito bom a forma que você abordou, são considerações importantes que a gente precisa saber antes de começar a ler.

    Beijos

  2. Nossa, amei essa forma de abordar os livros! Muito criativo. Infelizmente ainda temos autores machistas que colocam a mocinha apenas para ser par romântico. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas pareceu legal, apesar dos pesares. Ah, adoro mapas!!

  3. Ai me interessei, mas ao mesmo tempo fiquei meio broxada porque assim: odeio esse lance de personagem feminina limitada. Que porre, que sem criatividade, que sem noção. Fico sem vontade de ler na hora ):

  4. Quando você começou dizendo o gênero eu me empolguei, adoro histórias medievais. Porém, todo livro com uma Marie Sue se mostra decepcionante pra mim. Hoje tenho até receio de começar a ler um livro onde sei que irei passar por isso novamente.

  5. Juro que não conhecia essa série, mas, estou sedenta por bons livros que fujam dos típicos teenagers! (por mais que eu goste, confesso). Adorei sua resenha, principalmente por levantar todos os pontos até críticos da obra <3

  6. Aii não dá essa nota não que eu desmotivo de ler..
    Eu notei no primeiro livro sobre as mulheres, mas não deixei isso me incomodar.
    Havia pensado que assim como os outros personagens elas teriam o destaque delas de acordo com a saga rs..
    Agora estou chateada em ver esses pontos.. Vou ler agora em setembro.

    Beijos

  7. Li os dois primeiros livros desta série, faz alguns anos já,, na época não me atentei ao detalhe das personagens mulheres serem tão diminuídas. Provavelmente quando conseguir o terceiro terei que reler os primeiros para poder dar sequencia. Porém não desisti dessa série ainda! kkk

    Bites!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *